O que é Leucodermia Gutata?
Leucodermia Gutata, ou leucodermia solar, são os nomes científicos da sarda branca (manchas brancas arredondas) uma alteração benigna que aparece em áreas expostas ao sol como rosto, costas, braços e principalmente nos antebraços e pernas a partir dos 40 anos de idade. A sarda branca não dói, não coça e não é transmissível. Apesar de se tratar de uma lesão benigna é um indicativo de que a pele não está sendo protegida devidamente contra os raios solares.
As sardas brancas surgem devido ao dano cumulativo dos raios ultravioleta no melanócito, que são as células responsáveis pela produção de melanina.
Qual o tratamento para Leucodermia Gutata?
MMP® – Microinfusão de Medicamento na Pele – é um tratamento para melhora das manchinhas brancas na pele que são realizados a intervalos mensais. O procedimento irá recuperar a coloração da mancha, deixando-a menos aparente ou até mesmo imperceptível. São necessárias de 1 a 3 sessões, dependendo de cada caso. Além do tratamento com MMP®, é importante manter os cuidados regulares de fotoproteção.
Como funciona o tratamento MMP®?
São realizadas microperfurações e aplicação de medicamento na mancha da pele com o intuito de melhorar a fibrose no local e estimular as células a produzir pigmento. O resultado é que a mancha passa a produzir o pigmento normalmente, e consequentemente, deixa de ser branca.
Como prevenir a Leucodermia Gutata?
A prevenção consiste no uso regular de filtro solar e demais barreiras de proteção como roupas, guarda-sol e acessórios como chapéus e bonés.